Projeto Professor Diretor de Turma
O Projeto Professor Diretor de Turma visa
a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Uma escola
que tem como premissa a desmassificação do ensino. Uma escola com plenos
objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão.
O projeto desenvolve-se numa atmosfera
educativa favorável, tendo por princípios básicos os quatro pilares da
educação de Jacques Delors: Aprender a conhecer, Aprender a fazer,
Aprender a vivier juntos e aprender a ser.
É um projeto de execução simples, em que
um professor que ministre qualquer disciplina, assume o compromisso de
responsabilizar-se pelos alunos de uma única turma. A exigência
imprescindível é que tenha perfil adequado para assumir a função. Dentre
outras qualidades, precisa ser: bom líder, incentivador, ativo,
responsável, sensível, prudente e apaixonado pela educação. Esses
professores são denominados DIRETORES DE TURMA.
A articulação que o professor Diretor de
Turma desenvolve permite-lhe chegar a um conhecimento pormenorizado de
cada um dos alunos, fornecendo os elementos de que precisa para melhor
orientá-lo em suas necessidades específicas. Possibilita-lhe, também,
atuar como mediador entre os alunos, os demais professores da turma e
todos os envolvidos no processo educativo, no intuito de minimizar
conflitos e imprevistos comuns à dinâmica escolar.
Os efeitos positivos desse modelo de
trabalho podem ser percebidos na postua e aprendizagem dos alunos onde o
projeto vem sendo executado.
O Projeto Professor Diretor de Turma teve
sua origem aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE –
Seção do Cearé, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das
escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores
educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um
projeto piloto em três escolas.
No início de 2008, através da ANPAE –
Seção Ceará, o projeto foi apresentado à Secretaria da Educação do
Estado. Convencida da importância deste, a SEDUC inicia sua implantação
no 2º semestre de 2008, através de uma experiência piloto, nas 25
escolas estaduais de educação profissional que possuem uma jornada
escolar de tempo integral. Em 2009, continua somente nas escolas profissionais que se ampliam neste ano para 51 unidades.
Considerando o acúmulo de conhecimento e a vivência oportunizada pela experiência piloto, em janeiro de 2010, a SEDUC promoveu a expansão do projeto. Nesta perspectiva, por processo de adesão, é garantida a oportunidade de implantação em todas as escolas de ensino regular da rede estadual, nas turmas de 1º ano do ensino médio e no 9º do ensino fundamental nas escolas que não ofertassem ensino médio, totalizando 444 escolas, 2.988 turmas e 2.118 professores diretores de turma.
Considerando o acúmulo de conhecimento e a vivência oportunizada pela experiência piloto, em janeiro de 2010, a SEDUC promoveu a expansão do projeto. Nesta perspectiva, por processo de adesão, é garantida a oportunidade de implantação em todas as escolas de ensino regular da rede estadual, nas turmas de 1º ano do ensino médio e no 9º do ensino fundamental nas escolas que não ofertassem ensino médio, totalizando 444 escolas, 2.988 turmas e 2.118 professores diretores de turma.
Em 2011, a expansão acontece para as
demais séries do ensino médio. Atualmente, temos o Projeto implantado em
530 escolas, com 4.821 turmas e 4.241 professores diretores de turma.
Ressalte-se que, para a implantação do projeto na rede estadual de
ensino, tem sido de grande importância a colaboração da ANPAE – Seção
Ceará e, através desta, da Profª Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite,
uma portuguesa com larga experiência e conhecimento do projeto.
– Favorecer a articulação entre os
professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho
cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de
adequar estratégias e métodos de trabalho.
– Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar,com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.
– Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
– Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
– Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajálos a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
– Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar,com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.
– Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
– Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
– Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajálos a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
Funções do Diretor de Turma
O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua carga horária semanal tendo como principais funções:
– Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
– Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis, professores e núcleo gestor da escola;
– Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos.
– Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
– Lecionar a Formação Cidadã;
– Acompanhar o Estudo Orientado;
– Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
– Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
– Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis, professores e núcleo gestor da escola;
– Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos.
– Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
– Lecionar a Formação Cidadã;
– Acompanhar o Estudo Orientado;
– Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
– Relação de Alunos e Registro Fotográfico da Turma
– Ficha Biográfica
– Caracterização da Turma
– Informações para Acompanhamento da Turma
– Ata da Eleição de Líder e Vice-líder da Turma
– Ata da Eleição de Representante dos Pais ou Responsáveis
– Atas das Reuniões de Conselhos de Turma: Intercalares e
Bimestrais
– Coleta de Dados dos Professores de cada disciplina
– Frequência Escolar
– Calendário Escolar
– Legislação Vigente
– Ficha Biográfica
– Caracterização da Turma
– Informações para Acompanhamento da Turma
– Ata da Eleição de Líder e Vice-líder da Turma
– Ata da Eleição de Representante dos Pais ou Responsáveis
– Atas das Reuniões de Conselhos de Turma: Intercalares e
Bimestrais
– Coleta de Dados dos Professores de cada disciplina
– Frequência Escolar
– Calendário Escolar
– Legislação Vigente
* Informações da SEDUC
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